segunda-feira, 15 de abril de 2013

TV por assinatura cresce assustadoramente no Brasil.



Por aqui, TV por assinatura foi, por muito tempo, artigo de luxo. Com preços exorbitantes, a SKY (depois da união com a Direct TV) dominou por um bom tempo o mercado - devido ao alcance nacional.

O início da popularização da TV fechada foi provocado pela chegada da Via Embratel, pertencente do grupo TELMEX, do Mexicano Carlos Slim, que também engloba a Net (adquirida em 2004), que, junto com a SKY, abocanhou boa parte das assinaturas, que foram impulsionadas pelo aumento do poder de compra dos brasileiros.

Números absolutos

De acordo com dados obtidos pelo TV a Ver junto à Anatel, a TV paga mostra um crescimento muito acentuado da base de assinantes. Em dezembro de 2006 eram 4.583.125 clientes. O dado de 2012 aponta um crescimento de mais de 300%, chegando à marca de 16.188.957.

Tecnologia

A tecnologia que possui mais assinantes no Brasil é a DTH (direct to home), que possui 9.844.090 assinantes, contra 6.199.159 dos clientes que recebem o sinal por cabo e apenas 142.113 por MMDS (micro-ondas).

Regiões geográficas

A região líder no número absoluto de clientes é a região Sudeste. A Norte, apesar do acentuado crescimento, é a que menos tem assinantes.

Nordeste 1.939.719
Norte 696.332
Centro-Oeste 1.078.618
Sudeste 10.070.290
Sul 2.403.998

Ranking das operadoras 


O grupo Net/Embratel (Claro TV) lidera o ranking dos grupos que operam com TV por assinatura no país, seguida pela SKY. Veja os números do fechamento do ano de 2012:

Net/Embratel (Claro TV) 8.494.999
Sky/Directv 5.038.863
Oi 748.758
Telefônica 594.907
GVT 425.635
Ranking das Unidades Federativas
Analisando a densidade do serviço no país, observa-se que o Distrito Federal possui 49,7% de domicílios que possuem o serviço, enquanto que, na lanterna do ranking, aparece o Piauí, com apenas 7,4% do total de casas.
TV paga na Argentina
De acordo com o jornalista Flávio Ricco, o Brasil possui, proporcionalmente, 3 vezes menos assinantes que a Argentina. Por lá, o Ibope já registra que 81% dos domicílios possuem o serviço de TV paga, enquanto no Brasil esse número chega aos 27%. O Brasil deve chegar lá nos próximos 7 anos. Até lá as operadoras têm muito a fazer para melhorar sua qualidade estrutural para receber tantos clientes.

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