domingo, 21 de abril de 2013

TV de 3D está morta? Fabricantes apostam na ultra-alta definição.



A TV de 3D nem teve tempo de emplacar e já está sendo considerada "morta".
Nas últimas CES (Consumer Electronics Show) e NAB (National Association of Broadcasters) Show, respectivamente os dois maiores eventos dedicados a eletroeletrônicos e equipamentos para redes de TV no mundo, o 3D praticamente foi esquecido. Em seu lugar, reinou a TV de ultra-alta definição.
Prevista para entrar em operação no Japão já no ano que vem, a TV de ultra HD tem no mínimo o dobro da definição da TV de alta definição. No formato 4K, vem com 3.840 x 2.160 pixels. Nos Estados Unidos, a Sony começa a vender neste domingo dois modelos, um de 55 e outro de 65 polegadas, por US$ 5.000 e US$ 7.000, respectivamente.
Mas as pessoas precisam mesmo pagar tanto por telas com maior nitidez?
Segundo uma reportagem da revista The Economist, a maioria dos telespectadores sequer aproveita integralmente a definição oferecida pela TV de alta definição atual, a de 1.920 x 1.080 pixels.
As pessoas não vêem muitos detalhes por sentam muito longe do televisor. O ideal, de acordo com a revista, é a pessoa se sentar a uma distância não menor do que 1,8 vez o tamanho da tela.
Então, se você tem uma tela de 40 polegadas, para ver todos os detalhes você tem de ficar a 72 polegadas dela, ou seja, a pouco mais de 180 centímetros.
Na verdade, a nova tecnologia serve mesmo é para aumentar as telas dos televisores para até 110 polegadas e para vender mais aparelhos.
No ano passado, as vendas de TV caíram na média mundial.
No Brasil, ao contrário, cresceram. Foram vendidos 12,2 milhões de aparelhos, contra 11 milhões em 2011.
As vendas no país, no entanto, estão em queda em 2013. Só em janeiro e fevereiro deste ano, foram vendidos quase 600 mil televisores a menos do que nos mesmos meses de 2012, uma queda de 30%. Mas aqui ainda se vende televisor de tubo. Não há previsão para a chegada do 4K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário